top of page
INÍCIO

Antibióticos
fazem mal?

Antibioticos

ANTIBIÓTICOS EM PEDIATRIA 

Quando uma criança fica doente, os pais podem se surpreender se o pediatra não der prontamente a receita de um antibiótico.

A maioria das doenças sazonais, como infecções respiratórias, gripe e resfriado, são, na verdade, infecções virais, para as quais os antibióticos não têm nenhum efeito. Em muitos casos, o médico do seu filho recomendará tratar os sintomas até que a infecção siga seu curso.

Pode ser difícil para os pais porque, quando nossos filhos estão doentes, queremos poder fazer algo por eles. No entanto, no caso de doenças virais, tudo o que podemos fazer é dar suporte ao corpo em seu próprio processo de combater a infecção.

Os antibióticos são eficazes apenas contra infecções bacterianas, que podem incluir infecções urinárias, infecções da corrente sanguínea e celulite, uma infecção comum da pele. Outras infecções – como pneumonia ou infecções de ouvido – podem ser virais ou bacterianas. O médico do seu filho pode optar por prescrever antibióticos ou esperar para ver se os sintomas melhoram por conta própria.

DICAS PARA ADMINISTRAR ANTIBIÓTICOS EM CRIANÇAS

Se um médico prescrever um antibiótico para o seu filho, siga estas orientações:

NÃO TENHA MEDO DE FAZER PERGUNTAS

Pergunte ao médico que tipo de infecção seu filho tem, se é viral ou bacteriana e porque o antibiótico é necessário. Antibióticos podem mudar o equilíbrio natural de bactérias boas do nosso corpo, então você só deve tomá-los se forem realmente necessários. Cursos repetidos ou por vários dias de antibióticos podem desequilibrar esta microbiota, principalmente no intestino (disbiose) e causar problemas adicionais. Estudos recentes têm vinculado a disbiose na infância com aumento em doenças alérgicas, doenças autoimunes e obesidade no futuro.

POR QUANTO TEMPO MEU FILHO DEVERÁ TOMAR ANTIBIÓTICO?

Se o antibiótico não for tomado com a frequência e dias prescritos, as bactérias podem sobreviver e seu filho não ficará completamente curado. Isto também pode criar bactérias resistentes a antibióticos. Entretanto, uma prescrição errada destes medicamentos também estimula a resistência bacteriana e aumento o risco de reação adversas.

Para muitas infecções comuns, novos dados estão nos mostrando que as crianças precisam de apenas cinco dias de tratamento. Mas há momentos em que você pode precisar de alguns dias a mais. Em algumas situações, se os sintomas do seu filho desapareceram, a dor desapareceu e ele só fez quatro ou cinco dias de tratamento, é possível, sempre sob orientação médica, recomendar interromper o antibiótico antes que ele termine o curso originalmente prescrito.

CUIDADOS COM OS EFEITOS COLATERAIS

Como qualquer medicamento, é muito importante tomar remédios somente quando o benefício de seu uso superar o risco de efeitos colaterais. Discuta isso com seu médico e comunique-o sobre quaisquer reações que seu filho tiver.

NÃO SUBESTIME AS INFECÇÕES VIRAIS

Mesmo que não possam ser tratados com antibióticos, as infecções por vírus podem ser graves. Sempre consulte um médico quando seu filho estiver mostrando sinais de doença.

Resumindo: antibióticos são medicamentos poderosos que são essenciais no tratamento de certas infecções, mas devemos evitar que seu uso seja desnecessário ou indevido.

O QUE É USO DESNECESSÁRIO DE ANTIBIÓTICOS?

O uso desnecessário de antibióticos acontece quando uma pessoa toma antibióticos dos quais não precisa, como para resfriados e gripes. O uso desnecessário também acontece quando uma pessoa toma antibióticos para infecções que às vezes são causadas por bactérias que nem sempre precisam de antibióticos, como muitas infecções de sinusite e algumas infecções de ouvido.

O QUE É USO INDEVIDO DE ANTIBIÓTICOS?

O uso indevido de antibióticos acontece quando uma pessoa toma o antibiótico errado, a dose errada de um antibiótico ou um antibiótico pelo período errado. Converse com seu médico sobre o melhor tratamento para sua doença e as medidas que você pode tomar para se sentir melhor quando não precisar de um antibiótico. Nunca pressione seu médico a prescrever um antibiótico. Não guarde antibióticos “para depois”.

Agende sua consulta presencial ou online! Ligue (11) 2759-7612 ou (11) 94533-8977 (WhatsApp).

bottom of page